sexta-feira, 15 de março de 2013

Eficiência X Eficácia

   
      
      Em uma aula de administração sobre a diferença entre eficiência e eficácia, resumidamente seria:
  • Eficiência: fazer certo as coisas, resolver problemas, salvaguardar os recursos aplicados, cumprir seu dever, treinar subordinados, ênfase nos meios, presença nos templos, entre outros..
  • Eficácia: fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utilização dos recursos, obter resultados, proporcionar eficácia aos subordinados, ênfase nos resultados, prática dos valores religiosos,  entre outros..


   Exemplificando os conceitos acima, lembrei da parábola dos talentos (Mt 25.14-30), onde os servos eficazes, aplicaram os talentos, gerando lucro ao seu senhor, maximizando a utilização dos recursos e o servo eficiente apenas guardou o talento, não gerando lucros. 
     Extrapolando este raciocínio fiquei pensando em que tipo de cristão eu tenho sido, se tenho apenas sido presença na igreja, fazendo certo as coisas, ou se realmente tenho buscado fazer as coisas certas gerando frutos, fazendo a diferença onde eu estou, buscando a vontade de Deus.
     Um cristão eficiente aprende com as pregações que escuta, ao passo que um cristão eficaz além de aprender com o que houve, estuda a bíblia fora da igreja, buscando aprender mais de Deus.
      Só conseguiremos ser um cristão eficaz quando entendermos a razão de termos sidos criados e amarmos a Deus sobre todas as coisas e buscarmos a Deus mais fora da igreja do que dentro da mesma.



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...