domingo, 17 de março de 2013

EBI: Multiplicação de pães e peixes

   Um EBI (estudo bíblico indutivo adaptado para crianças), usei numa aula no cultinho infantil....


Texto: Mc 6.30-44 Jo 6.5-15
Objetivos: Mostrar a importância de repartir
Mostrar que Jesus faz milagres
Notas explicativas:
Apóstolos: agentes ou representantes autorizados por Jesus.
Discípulos: Simão (Pedro), André, Tiago(filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão e Judas.
Milagre: que é impossível para os homens e só Deus pode fazer
Introdução:
Quebra-gelo : colocar pães com patê de atum para as crianças, sendo que o número de pães deve ser menor que o número de crianças, e incentivá-las a pensar numa solução, no intuito de que parta delas a ideia de repartir os pães.


Contexto:
Essa história aconteceu a 2000 anos na Galileia, Jesus já havia realizado alguns milagres, e sua fama se espalhava, e com isso sempre por onde andava havia uma multidão o cercando. 

História na linguagem para crianças:
Jesus chama os seus discípulos para ir de barco a um lugar distante, pois estavam precisando de um “intervalinho”, para poderem comer e descansar, porque tinham trabalhado muito.
      Porém algumas pessoas virão Jesus e seus discípulos ir embora e reconheceram Jesus. Então essas pessoas foram correndo até o outro lado do mar. E quando Jesus chegou lá havia muitas pessoas lá.
      Então, mesmo cansado, Jesus ficou ensinando muitas coisas para estas pessoas, e o tempo foi passando e então ficou de noite; e estas pessoas estavam com fome, e longe de casa. Os discípulos falaram para Jesus mandar as pessoas embora, para dar tempo de elas comprarem alguma coisa para comer. E Jesus falou pra eles darem comida para as pessoas. Sabem quantas pessoas eram? 5 mil pessoas (um montão né?). Os discípulos perceberam que teria que ter muito dinheiro pra dar comida pra todo mundo.
      Jesus perguntou para os discípulos quantos pães eles tinham. E eles foram procurar, então André trouxe um menino que tinha numa cesta 5 pães e peixinhos, e o menino entregou pra Jesus. E isso era tudo que eles tinham, e era muita gente pra comer.
      Jesus falou para a multidão sentar na grama em grupos de 100 e 50 pessoas. Ele então olhou para o céu e agradeceu a Deus, e partiu o pão e os peixes e deu para os seus discípulos para eles distribuírem para o povo.
E sabem o que aconteceu? Todos comeram e ainda sobrou 12 cestos cheios de pães e peixes.

Perguntas para a discussão:
  • Quais eram os personagens?
  • Quantos pães e quantos peixinhos o menino tinha?
  • O que Jesus fez com os pães e os peixinho?
  • O que é milagre?
  • Quais os outros milagres que Jesus já fez?
Perguntas para aplicação e reflexão pessoal:
  • O que você faria se estivesse no lugar do menino, que dividiu o lanche dele coma multidão?
  • O que você gostaria de pedir para Jesus? 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...